Power Equipment Forum banner

Filtro de distorção harmónica total

1 reading
65K views 70 replies 25 participants last post by  jb5422  
#1 ·
Tenho um gerador XG10000E que uso como fonte de energia de reserva em minha casa. Gostaria de poder executar eletrônicos nele (modem de internet, TV, computador). Existe alguma forma de filtrar a Distorção Harmônica Total para evitar que meus eletrônicos queimem? Considere comprar um UPS para colocar entre o gerador e meus eletrônicos, mas não tenho certeza se isso ajudaria.

#9 · (Edited)
IMHO, "Home Electronics" pode sobreviver em um ambiente elétrico muito pior do que você o estaria sujeitando. Existem muitos geradores "Muito econômicos" (baratos) funcionando da mesma forma.
Uau! Mais de cinco anos depois e eu ainda concordo totalmente com isso e passei por várias outras quedas de energia com geradores de estrutura aberta alimentando "eletrônicos sensíveis" e cargas domésticas normais, geladeira, freezer.

Osviur acertou na descrição e nas opções para lidar com THD para aqueles que acham que é um problema. A energia da concessionária é considerada o padrão ouro ou algo assim para "pureza da energia". Não é. Em um cenário de estado estacionário, é limpo e a frequência é sólida, quando perturbações são adicionadas, comutação, tempestades, etc., todos os tipos de picos, surtos, quedas, etc. aparecem. Na minha experiência, mais danos são causados quando a energia é restaurada, particularmente se a restauração não for "sólida" e apresentar quedas ou oscilações. Por favor, lembre-se que THD também é uma função da carga, pois a carga varia, assim como THD. Portanto, na energia da concessionária, o que quer que esteja ligando e desligando e interagindo em sua casa é ignorado pela pura...potência...da alimentação da concessionária. Ex. Minha casa tem um serviço de 200Amp, então são 48.000Watts disponíveis a 60 Hz muito rígidos. Compare esses 48KW com um gerador de 5-10KW e sua capacidade de "ignorar" as mudanças de carga à medida que as coisas ligam e desligam. A grande maioria das coisas em sua casa se importa? Não. Relatórios que li aqui e em outros fóruns falavam sobre geradores portáteis e UPSs não funcionando bem juntos. Quando você considera o propósito de um UPS, é fornecer o máximo em energia limpa para uma carga, ele monitora constantemente a energia de entrada e permite que ela passe para a carga, ao menor distúrbio ele isola e entra em bateria. Não é surpreendente que o UPS não goste da energia do gerador. O UPS está fazendo o que foi projetado para fazer, a questão é, você precisa de um UPS para uma casa normal? Se precisar, compre um gerador inversor. IMO, condicionadores de energia são um desperdício de dinheiro, para serem eficazes, eles precisam ser projetados para uma aplicação específica, os genéricos são genéricos.

Não me lembro de ter visto nenhum post sobre geradores baratos "fritando" eletrônicos? Houve posts sobre incompatibilidade com fornos e geladeiras muito sofisticados. Além disso, a Generac parece ter o mercado de geradores para toda a casa praticamente dominado com geradores de estrutura aberta e ainda não vi números de THD disponíveis sobre eles?

#4 · (Edited)
Distorção harmônica

Olá jas42,

Não é um problema simples, a série Generac XG tem uma distorção harmônica total de 4,7 a 25%, a série XP, menos de 5%. Mas o que é THD?

A tensão CA fornecida pela rede tem uma forma senoidal (como mostrado no próximo post), muito próxima da curva suave ideal representada pela função matemática seno. A principal característica desta curva ideal é que ela não tem mudanças bruscas em sua trajetória. Quando esta curva é convertida em tensão e é alimentada a um dispositivo resistivo, como uma lâmpada incandescente, ela impulsiona uma corrente com a mesma forma de onda, uma forma de onda de corrente variável suave.

Qualquer desvio desta forma de onda senoidal ideal é chamado de distorção. Na CA fornecida pela rede, existem muitos geradores grandes cuidadosamente projetados para produzir a melhor forma de onda e qualidade de energia elétrica. Em um sistema de 60 ciclos por segundo (60 Hz), esta frequência é chamada de frequência fundamental.

Devido a dificuldades de projeto e custos, muitos geradores portáteis produzem não apenas uma forma de onda não senoidal, mas mais do que a frequência fundamental; junto com os 60 Hz, existem múltiplos desta frequência, duplos, triplos, etc., e eles são chamados de harmônicos.

Se a frequência fundamental é de 60 ciclos por segundo, digamos 120 volts, as outras frequências indesejadas, especialmente a terceira harmônica (180 Hz), estão presentes em uma quantidade variável, digamos 5 volts, 12 volts, etc. A quinta pode ser 3 volts, por exemplo. A soma da quantidade total de tensões indesejadas, geradas em frequências diferentes de 60 Hz, expressa como uma porcentagem da frequência fundamental de 60 Hz 120 volts, é chamada de Distorção Harmônica Total.

Este THD, é alimentado misturado com os 60 Hz, deformando a curva suave, e dependendo da carga, pode ou não ser muito prejudicial. Uma lâmpada incandescente ou uma furadeira portátil não são afetadas, mas um controle eletrônico sofisticado pode ser alterado em suas funções seriamente, motores de indução podem superaquecer, assim como transformadores de potência.

Para filtrar esses harmônicos, existem filtros harmônicos especiais. Os filtros mais comuns ou condicionadores de linha econômicos, meramente filtram picos ou ruídos, os reguladores mantêm a tensão da linha dentro de margens seguras, mas para evitar harmônicos de sua eletrônica delicada, você precisará de filtros harmônicos dedicados, que também controlarão picos.

Um UPS (fonte de alimentação ininterrupta), pode ou não resolver o problema.
Esteja ciente de UPS simples que fornecerão uma horrível onda

#13 · (Edited)
A tensão AC fornecida pela rede tem uma forma senoidal (como mostrado no post seguinte), muito próxima da curva suave ideal representada pela função matemática seno. A principal característica desta curva ideal é que ela não tem mudanças bruscas em sua trajetória. Quando esta curva é convertida em tensão e é alimentada a um dispositivo resistivo, como uma lâmpada incandescente, ela impulsiona uma corrente com a mesma forma de onda, uma forma de onda de corrente variável suave.
Então é por isso que minha lâmpada halógena pisca com o gerador?
Você já resolveu isso? Temos um gerador CAT de 12k watts, mas as baterias do UPS Cyberpower que compramos não aceitam a energia do gerador. Estou pensando que a próxima coisa que vou tentar é adicionar um condicionador de energia entre o gerador e o UPS, mas não tenho certeza se isso vai ajudar em alguma coisa
O principal objetivo de um UPS é fornecer energia constante sem picos, mas a energia de um gerador sobe e desce constantemente, então o UPS não aceitará a energia e permanecerá no modo bateria..... Então você precisa de um bom "gerador inversor" ou um "UPS compatível com gerador" para corrigir este problema, mas um condicionador de linha também pode fazer o trabalho.

#5 ·
Formas de onda

Olá,

Hoje tirei alguns instantâneos da tela de um osciloscópio, para ver as formas de onda reais (1) da rede, (2) uma onda senoidal pura de um UPS de boa qualidade, (3) uma onda quadrada de um UPS barato e (4) o equipamento usado, todos alimentando uma lâmpada incandescente de 50 W, que não alterará a forma de onda de nenhuma das fontes de alimentação.

#6 ·
Onda senoidal pura

Olá jas42,

Outra solução seria alimentar, em um circuito separado, todos os seus "equipamentos eletrônicos delicados" com um gerador inversor adicional, um pequeno, o suficiente para mantê-lo funcionando, mais algumas luzes de led. Eu vi um Generac iX800 por $ 287 no Ebay:

Gerador inversor portátil Generac IX800 800 Watts 696471057911 | eBay.

Uma vantagem com este gerador é o baixo ruído emitido devido ao seu tamanho, permitindo instalá-lo próximo ao ponto de uso, mas é claro, sempre ao ar livre.

Este tipo de gerador produz uma onda senoidal muito limpa com exatamente 60 Hz em toda a faixa de potência, adequada para os equipamentos eletrônicos mais sensíveis.

Cumprimentos

#8 ·
Eu tenho um gerador XG10000E que uso para energia de reserva em minha casa. Gostaria de poder executar eletrônicos nele (modem de internet, TV, computador). Existe alguma maneira de filtrar a Distorção Harmônica Total para evitar que meus eletrônicos queimem? Considere comprar um UPS para colocar entre o gerador e meus eletrônicos, mas não tenho certeza se isso ajudaria.
Você já resolveu isso? Temos um gerador CAT de 12k watts, mas as baterias do UPS Cyberpower que compramos não aceitam a energia do gerador. Estou pensando que a próxima coisa que vou tentar é adicionar um condicionador de energia entre o gerador e o UPS, mas não tenho certeza se isso ajudará

#10 ·
Concordo ... Tanto quanto posso dizer, não há um problema de THD no nosso nível de requisitos de energia doméstica. Eu uso apenas geradores de estrutura aberta com níveis variados de thd, de 10% a 25%. Nada na casa realmente reclama, parece morrer cedo ou exibe qualquer outra anomalia de energia. THD é talvez mais uma questão de vendas ...

Os UPSs de qualidade doméstica são um problema, mas isso pode ser devido a diferentes níveis de design e qualidade, juntamente com o fato de não serem destinados a geradores domésticos em primeiro lugar. Tive alguns que não funcionavam de forma alguma no gerador (cyberpower), outros que funcionavam um pouco melhor (apc), mas quase todos não gostavam da energia do gerador. Há também a teoria de que estes e outros dispositivos de classe doméstica jogam THD de volta na fiação doméstica, não importa que tipo de energia chegou a eles em primeiro lugar.

Equipamentos de áudio, barracões de rádio amador ... estas são todas as possíveis exceções à regra de que THD não importa", mas então, as pessoas geralmente abordam o problema de energia de entrada nesses casos especiais de qualquer maneira.

Uma ressalva que eu entendi é que, estando fora da rede, eu já tenho um condicionador de energia em vigor ... para toda a casa. É o inversor/carregador de onda senoidal pura magnum 4024, juntamente com um banco de baterias LiFePO4. Este inversor/carregador consome alegremente qualquer tipo de energia de qualquer gerador e o alimenta para o banco de baterias. A entrada é energia de alta THD, a saída é energia de onda senoidal pura. Mesmo aqui, provavelmente permanece limpo apenas até atingir todos os equipamentos de classe de consumidor ruins além, e vai ladeira abaixo a partir daí.

Embora seja uma solução cara, isso aponta para uma outra maneira de resolver essas preocupações de THD; poderia teoricamente funcionar na rede. As soluções solares conectadas à rede (com banco de baterias) também são condicionadores de energia para toda a casa. Você não precisaria de UPSs/condicionadores de energia de nível de data center (estes também são muito caros). Basta integrar um inversor/carregador e banco de baterias conectados à rede ou paralelos, com preço/tamanho para a carga.

Outra teoria é que a maioria dos equipamentos modernos de classe de consumidor defende seu próprio território interno (converte qualquer tipo de corrente alternada de entrada em corrente contínua, depois de volta para corrente alternada limpa), mas não se importa com nenhum outro dispositivo na fiação da casa (não se preocupa em possivelmente jogar THD de volta). Eu não tenho pontos de teste e equipamentos suficientes para ver o que está acontecendo em todos os lugares, embora eu esteja tentando chegar lá ... este é um enorme esforço em andamento ... osciloscópios, plugues de breakout, etc..

Múltiplos problemas para escolher e tentar resolver ...

#18 ·
Concordo... Pelo que posso dizer, não há um problema de THD no nosso nível de requisitos de energia doméstica. Eu uso apenas geradores de estrutura aberta com níveis variados de thd, de 10% a 25%. Nada na casa realmente reclama, parece morrer precocemente ou exibe qualquer outra anomalia de energia. THD é talvez mais uma questão de vendas...

Os UPSs de qualidade doméstica são um problema, mas isso pode ser devido a diferentes níveis de design e qualidade, juntamente com o fato de não serem destinados a geradores domésticos em primeiro lugar. Tive alguns que não funcionavam de forma alguma no gerador (cyberpower), outros que funcionavam um pouco melhor (apc), mas quase todos não gostavam da energia do gerador. Há também a teoria de que estes e outros dispositivos de classe doméstica jogam THD de volta na fiação doméstica, não importa que tipo de energia chegou a eles em primeiro lugar.

Equipamentos de áudio, barracões de rádio amador... estas são todas as possíveis exceções à regra de que THD não importa", mas então, as pessoas geralmente abordam o problema de energia de entrada nesses casos especiais de qualquer maneira.

Uma ressalva que eu entendi é que, estando fora da rede, eu já tenho um condicionador de energia em vigor... para toda a casa. É o inversor/carregador de onda senoidal pura magnum 4024, juntamente com um banco de baterias LiFePO4. Este inversor/carregador consome alegremente qualquer tipo de energia de qualquer gerador e o alimenta para o banco de baterias. A entrada é energia de alta THD, a saída é energia de onda senoidal pura. Mesmo aqui, provavelmente permanece limpo apenas até atingir todos os equipamentos de classe de consumidor ruins além, e desce a partir daí.

Embora seja uma solução cara, isso aponta para outra maneira de resolver essas preocupações de THD; teoricamente, poderia funcionar na rede. As soluções solares conectadas à rede (com banco de baterias) também são condicionadores de energia para toda a casa. Você não precisaria de UPSs/condicionadores de energia de nível de data center (estes também são muito caros). Basta integrar um inversor/carregador e banco de baterias conectados à rede ou paralelos, com preço/tamanho para a carga.

Outra teoria é que a maioria dos equipamentos modernos de classe de consumo defende seu próprio território interno (converte qualquer tipo de corrente alternada de entrada em corrente contínua e, em seguida, de volta para corrente alternada limpa), mas não se importa com nenhum outro dispositivo na fiação da casa (não se preocupa em possivelmente jogar THD de volta). Não tenho pontos de teste e equipamentos suficientes para ver o que está acontecendo em todos os lugares, embora eu esteja tentando chegar lá... este é um grande esforço em andamento... osciloscópios, plugues de breakout, etc..

Múltiplos problemas para escolher e tentar resolver...
Esse inversor é a solução. Provavelmente não vou fazer esse tipo de investimento, mas você se importaria de descrever a configuração? Apenas interessado, pois gostaria de saber quais são as opções para uma solução razoável para limpar o THD alto. Parece que esta é uma entrada de 24v para uma saída de onda senoidal pura de 120v. Como você o usa com um gerador de 120 ou 240?
Obrigado.

#12 ·
Parece que o OP nunca mais voltou.

Meu Firman é classificado muito alto na escala THD, mas não tive nenhum problema em alimentar nada com ele. Quando o usei depois de Ida, foi para fazer café em uma cafeteira. Funcionou bem. Da próxima vez, vou usá-lo para alimentar uma placa quente portátil para aquecer comida também.

#14 ·
Há 15 anos, eu gerenciava a TI da Konica Photo Imaging. Em nossa sede de processamento de fotos, tínhamos um grande gerador a diesel Cat em caso de emergências. Ele alimentava 208V trifásico via uma chave de transferência para um condicionador/conversor de linha que gerava 120/240V limpos e, por sua vez, para um UPS Toshiba de 20KVA. Essa era a única maneira de manter tudo funcionando bem.

#19 ·
"Também existe uma teoria de que estes e outros dispositivos domésticos lançam THD de volta na fiação doméstica, não importa que tipo de energia chegou a eles em primeiro lugar."

Esta não é uma teoria... este é um fato físico.

"Uma ressalva que cheguei a entender é que, estando fora da rede, já tenho um condicionador de energia em vigor... para toda a casa. É o inversor/carregador de onda senoidal pura magnum 4024, acoplado a um banco de baterias LiFePO4. Este inversor/carregador consome alegremente qualquer tipo de energia de qualquer gerador e a alimenta no banco de baterias. A entrada é energia de alta THD, a saída é energia de onda senoidal pura. Mesmo aqui, provavelmente permanece limpo apenas até atingir todos os equipamentos de classe de consumidor ruins além, e piora a partir daí."

Este carregador inversor tem uma entrada CC. Suponho que para funcionar a partir de energia solar. Como ele pode aceitar a saída CA de um gerador?

#20 ·
Este carregador inversor tem uma entrada CC. Suponho que para funcionar a partir de energia solar. Como pode aceitar a saída CA de um gerador?
Boa pergunta. Eu teria concedido que este produto é um faz-tudo e aceita tanto CC da energia solar quanto CA da rede elétrica e processa ambos em uma onda senoidal pura autogerada. Dei uma olhada nas especificações, mas diz apenas que aceita apenas entrada de 18 a 33,6 VCC.

No que diz respeito à DHT, devo mencionar que os geradores sem escova tendem a produzir a saída mais suja. Eles ainda estão sendo vendidos principalmente em geradores menores (embora baratos) e, na verdade, às vezes até alardeiam o recurso "sem escova" como uma vantagem tecnológica. Eu ficaria longe deles, a menos que você planeje usá-lo exclusivamente para cargas resistivas.

#21 ·
No inversor/carregador Magnum, o nosso é um modelo MS-4024-PAE, o que significa que ele recebe entrada do banco de baterias de 24v e transforma isso em 120v/240v para a casa quando no modo inversor; quando no modo carregador, ele detecta energia solar ou do gerador e a usará para carregar o banco de baterias, automaticamente. Nosso gerador Duromax alimenta o inversor/carregador.

#22 ·
Em dispositivos do consumidor que lançam THD, indiquei "teoria" acima porque não tinha o whitepaper ou documento de pesquisa exato encontrado e, portanto, não pude apontar para esse documento. Bom saber que não é teoria, pois outros documentos aludiram a essa questão. Espero que uma rodada de testes de osciloscópio revele exatamente o que está acontecendo dentro de minha casa, em vários pontos de teste...

No inversor/carregador Magnum, o nosso é um modelo MS-4024-PAE, o que significa que ele recebe entrada do banco de baterias de 24v e transforma isso em 120v/240v para a casa quando no modo inversor; quando no modo carregador, ele detecta energia solar ou do gerador e a usará para carregar o banco de baterias, automaticamente. Nosso gerador Duromax alimenta o inversor/carregador.
Entendo que um osciloscópio sozinho lhe dará apenas uma ideia qualitativa de THD. Em um osciloscópio, é difícil distinguir entre 5% de THD e 15%. Você precisa de algo para calcular o THD.

Encontrei um antigo Fluke 41 no eBay que deve chegar aqui na próxima semana. Atualizarei então.

#23 ·
Novamente, tivemos que sair da rede... muitos postes para obter energia da rede para nós, a milhares por poste. Os benefícios indiretos acabaram sendo energia limpa do banco de baterias através do inversor/carregador, sem mais quedas/apagões e sem mais taxas adicionais na conta de serviços públicos (taxa de combustível, taxa de linha, etc.) ...

#28 ·
Interessante. Se eu pudesse encontrar um medidor por algumas centenas, compraria um com prazer. Então. Para que você saiba, é uma medição direta... não um cálculo?
Obrigado
Interessante. Se eu pudesse encontrar um medidor por algumas centenas, compraria um com prazer. Então. Para que você saiba, é uma medição direta... não um cálculo?
Obrigado
Encontrei pouquíssima informação sobre este medidor, por isso não posso ter certeza.

Mas qualquer determinação de THD envolverá 'algum' cálculo... você tem que somar a potência em cada harmônico.

Este medidor deve ir até a 31ª harmônica. Ele também calcula as harmônicas de tensão, corrente e potência.

Estou fora de mim de emoção

#32 ·
Se você vasculhar a internet em busca de fornos que não funcionam corretamente com energia de gerador, verá que, na maioria das vezes, isso é causado por problemas de fiação em relação ao neutro não aterrado ou aterramento ruim.

Houve apenas um caso em que uma pessoa usou um capacitor shunt nos fios quente e neutro (se não me engano) para que o forno funcionasse com energia do gerador. Mas quem pode dizer que ele não tem uma fiação ruim para começar? Além disso, esse argumento de “energia suja” nesse contexto parece ser principalmente anedótico.

Dito isso, não estou minimizando os efeitos da energia suja. Quem não quer energia limpa? No entanto, seus efeitos são evidentemente limitados, mas muitas vezes exagerados.

#34 · (Edited)
Eletricista aqui. Qualquer gerador de estrutura aberta, leia-se como não um "gerador inversor", operará 99% da maioria dos sistemas domésticos sem qualquer dano. Isso inclui eletrônicos, computadores, geladeiras, etc. Em raros casos em que o gerador não funciona, isso não é o gerador, mas sim o dispositivo que ele está fornecendo que bloqueia o fornecimento porque não gosta do fornecimento (por qualquer motivo). Alguns sistemas de UPS e bateria fazem isso e chamam isso de proteção, normalmente é porque eles vendem alguma forma de condicionador de linha que eles querem que você compre OU eles estão usando peças baratas e qualquer forma de flutuação de tensão ou THD fará com que o equipamento falhe.
Eu tenho uma casa inteligente virtualmente inteiramente elétrica, todas as lâmpadas LED com apenas aquecimento a propano. Tudo funciona, de vez em quando eu tenho cintilação da lâmpada, o que é normal em um gerador.

#37 · (Edited)
Se os geradores de estrutura aberta sem inversor danificassem os dispositivos, você não poderia comprá-los, pois os fabricantes logo faliriam. Além disso, você consegue encontrar algo na internet que diga que um gerador danificou alguma coisa? Encontrei 1 caso, mas isso ocorreu porque o gerador foi deixado funcionando sem combustível quando os dispositivos estavam conectados... Mas se você mantiver o motor funcionando suavemente e não deixá-lo ficar sem combustível enquanto os dispositivos estiverem conectados, um gerador de estrutura aberta sem inversor funcionará bem com seus dispositivos sem causar danos.

#38 ·
Encontrei este tópico pesquisando no Google "é possível diminuir a DHT em um gerador".

Eu moro em Nova Orleans, que tem apagões periódicos de horas, mas está sujeito a quedas de energia muito mais longas após grandes tempestades. Não posso pagar um gerador para toda a casa para meu 4plex (US$ 30.000 ou mais), então estou tentando me virar com um gerador portátil. Gostaria de poder, pelo menos, alimentar algumas unidades de janela, algumas geladeiras, um freezer separado, TV e computador no meu apartamento (e, se possível, passar extensões para meus inquilinos para que eles possam, pelo menos, ligar as geladeiras).

A ideia de manter muitos galões de gasolina ou vários tanques de propano em minha propriedade não é algo com que me sinta confortável, então estou procurando especificamente um modelo tri-combustível, para que eu possa simplesmente conectá-lo à linha de GN da minha casa.

Eu não sou eletricista, mas ao tentar fazer uma compra informada, comecei a analisar as várias opções e vi que havia preocupação de que a DHT de 5% ou mais pudesse danificar coisas como computadores. O problema que estou enfrentando é que não parece haver modelos tri-combustível com DHT <5%.

Este modelo Duromax de US$ 2.500 (Gerador portátil HXT tri-combustível de 13.000 watts com alerta de CO) afirma ser o maior tri-combustível do mercado (uma grande vantagem), mas também tem uma DHT de 10-12%.

Eu estava lendo este tópico na esperança de que houvesse uma solução simples que alguém como eu, que não entende todos os termos e jargões, pudesse fazer - e ainda não tenho certeza. Há algo que eu poderia comprar e colocar neste gerador para reduzir a DHT abaixo de 5%?

E o que supostamente acontece com eletrônicos "sensíveis" com alta DHT? Eles não conseguem usar a energia ou isso frita os circuitos e mata os dispositivos?

Obrigado por qualquer informação.

#39 ·
Há algo que eu possa comprar e colocar neste gerador para reduzir a DHT para menos de 5%?
Não, não realmente. Existem unidades de UPS de dupla conversão que são frequentemente usadas para eletrônicos sensíveis, mas são caras.

O que supostamente acontece com eletrônicos "sensíveis" com alta DHT? Eles não conseguem usar a energia ou isso frita os circuitos e mata os dispositivos?
A energia suja (alta DHT) pode matar alguns dispositivos...às vezes rápido e às vezes lentamente. Outros dispositivos podem ser projetados para rejeitar energia suja (não incomum na indústria solar) para se proteger. Felizmente, a maioria dos itens elétricos por aí funcionará bem com energia suja, como aquecedores, chapas quentes, cafeteiras e assim por diante, porque não há muita "eletrônica" embutida neles. Os geradores mais antigos ainda executam muitas coisas sem problemas, mas basta uma coisa cara ser destruída para fazer você se arrepender de conectá-la a um gerador sujo. Parece que as "coisas" mais antigas funcionam bem com geradores sujos, enquanto as "coisas" novas podem não gostar. Tive que comprar um novo gerador por causa do meu novo forno. Meu gerador antigo (alta DHT) funcionava muito bem com meu forno antigo.

Se você estiver comprando um gerador hoje em dia, eu ficaria com algo <5% DHT. Mesmo que você não tenha nada no momento que possa ser danificado por energia suja, uma unidade de baixa DHT o torna à prova de futuro.

Há muitas informações na web sobre DHT do gerador. Aqui estão alguns links...

E um longo...

#40 ·
Obrigado por essa informação. Acho que se não puder modificar um gerador com alta THD, terei que continuar procurando um tri-combustível com baixa THD.

Até agora, este é o único modelo tri-combustível que encontrei com THD de <5%: Winco Tri-Fuel Generator - HPS12000HE, 10800 Watt, Honda, Electric Start

Custa $5.600, então vou continuar procurando uma alternativa mais barata.

#45 ·
Obrigado por essa informação. Acho que se não puder modificar um gerador com alta THD, terei que continuar procurando um tri-combustível com baixa THD.

Até agora, este é o único modelo tri-combustível que encontrei com THD <5%: Winco Tri-Fuel Generator - HPS12000HE, 10800 Watt, Honda, Electric Start

Custa US$ 5.600, então vou continuar procurando uma alternativa mais barata.
truedat, onde você está?? e como está sua mãe??

Você pode adicionar kits de conversão tri-combustível a muitos geradores. A desvantagem, no entanto, é que você anulará quaisquer garantias. Dito isso, a maioria das garantias não é por mais de um ano, talvez três. Então, se você estiver nisso a longo prazo, terá o gerador por muito mais tempo do que qualquer garantia.

A Northern Tool em Metaire tem um Powerhorse 13000es com um THD reivindicado abaixo de 5% em estoque por US$ 1.900, embora você queira adicionar um snorkel para rodar NG. Gerador Portátil Powerhorse 13.000 Watts de Surto, 10.000 Watts Nominais, Partida Elétrica | Northern Tool

Além disso, eles têm o que muitos considerariam uma opção melhor, com um motor Honda por US$ 3.200, também com baixo THD. Pelo menos eles oferecem frete grátis Gerador Portátil NorthStar com Motor Honda GX630 OHV 13.000 Watts de Surto, 10.500 Watts Nominais, Partida Elétrica, Conforme CARB | Northern Tool

Finalmente, se eu tivesse planos de oferecer energia de gerador aos inquilinos, primeiro, eu teria algum tipo de Acordo de Isenção de Responsabilidade redigido para que eles assinassem, o que seria pelo menos um amortecedor para ajudá-lo a evitar problemas, e também delinearia como a energia chega ao inquilino e ao que eles podem se conectar (quem está fornecendo o cabo de extensão e o cabo tem certificação UL para fornecer tanta energia por tanto tempo [um cabo 10/3 provavelmente seria necessário para suportar os 20 amperes] e talvez um sistema de marcação onde você coloca um adesivo nas coisas que eles podem conectar).

Mas boa sorte e saiba que existem muitas opções!

#41 · (Edited)
TL;DR: Se você pode pagar por um gerador de baixa THD, vá em frente. Caso contrário, é evidente que 10-12% ainda é amplamente aceitável, a menos que você tenha equipamentos que declarem especificamente que precisam de <5% THD.

É um debate sem fim. Se você quer uma resposta em preto e branco, então vá para um gerador inversor para que você possa obter os cobiçados 3-5% THD e você não precisa mais se preocupar se é seguro para uso com seus aparelhos. Um par dos geradores inversores Genmax 9000W ou Predator 9500W em configuração paralela lhe dará toda a capacidade que você precisa.

Mas você tem que pagar o preço.

Se você é como eu e tudo o que pode pagar é por um berro alto, de estrutura aberta e 3600 RPM, então você definitivamente não está sozinho. Eles não são bons em serem silenciosos ou limpos (em termos de saída). O que eles são conhecidos é que são baratos. Mas barato nem sempre significa barato ou ruim. E "algum" THD nem sempre será um divisor de águas. Aqui está o que a Champion tinha a dizer... leve com uma pitada de sal: Distorção Harmônica Total.

Os geradores portáteis Champion emitirão uma classificação de distorção harmônica total (THD) padrão da indústria de cerca de 12%-20% dependendo da carga aplicada. Eles produzirão uma onda senoidal, não uma onda modificada ou quadrada. Isso é perfeitamente aceitável para executar produtos comuns encontrados em sua casa, como TVs, computadores, seus aparelhos, etc.

THD é uma medida do desvio de uma onda senoidal de uma onda senoidal "perfeita". Toda eletricidade, incluindo eletricidade de linha, tem THD mensurável.

Se você tiver um item específico que exija menos de 5% THD, como um backup de bateria estilo UPS, uma estufa de pellets ou uma placa de controle de forno de alta eficiência, recomendamos a compra de um gerador inversor Champion (tamanhos de 1600W a 3500W); Inversor de estrutura aberta da série Champion DH (tamanhos de 3500W a 8750W) ou um gerador de espera doméstico Champion (faixa de 8,5KW a 14KW); todas as unidades fornecem menos de 5% THD.

Consulte o fabricante do seu aparelho específico para determinar se o aparelho requer baixo THD (menos de 5%) para operar corretamente.
Então, a menos que você tenha equipamentos ou eletrônicos muito específicos que exijam 5% ou menos THD, você deve ficar bem com os 10-12% THD no gerador que você estava procurando para a maioria dos aparelhos que você usará em uma emergência. Ainda é muito menor do que a alegação de 12-20% THD da Champion. E se você ler nas entrelinhas, se a Champion estivesse errada em sua estipulação e o equipamento começasse a quebrar para todos os lados por causa da "energia suja" de seu gerador, ao alegar o acima, eles estão se expondo a litígios.

Para encerrar, vá com um inversor se você puder pagar. Eles ficaram muito mais baratos nos últimos anos, mas ainda são pelo menos 3-4x mais caros do que os geradores convencionais na mesma potência... pelo menos esse é o caso onde eu moro.

#42 ·
De facto, 10-12% de DHT não é muito mau e a maioria das coisas funcionará bem com isso. Quando se chega acima dos 20%, está-se a entrar em algumas formas de onda distorcidas. Tenho um gerador Firman da série Performance, que é classificado em cerca de 25% de DHT. Já o observei algumas vezes e a forma de onda não é bonita. Uso-o para coisas como uma placa quente, ventiladores e um percolador eléctrico, mas não me sinto à vontade para o usar para mais nada.

Os inversores baixaram de preço bastante bem. Eu recomendo vivamente um se precisar de energia limpa.

#43 ·
Os inversores baixaram de preço muito bem. Eu recomendo um se você precisar de energia limpa.
Concordo. Mas se estamos respondendo ao post de @truedatnola acima, então ele quer fornecer energia para seus inquilinos. Portanto, provavelmente não haveria como ele saber o que eles estão conectando em seu gerador. Se algo falhar como resultado da energia que ele forneceu a eles, eles podem tentar responsabilizá-lo. Não é incomum que uma geladeira custe US$ 2.000 a US$ 3.000 hoje em dia! Um proprietário que fornece energia a um inquilino pode ser uma situação complicada.